Descrição Apoios Comunitários
- Designação do projeto: Internacionalização da SOCIDIAS
- Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-013006
- Objetivo principal: OT 3 - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
- Região de intervenção: Maia
- Entidade beneficiária: SOCIDIAS – Estruturas e Revestimentos Metálicos, Lda.
- Data de aprovação: 22-02-2016
- Data de início: 01-01-2016
- Data de conclusão: 31-12-2018
- Custo total elegível: 102.300,00 euros
- Apoio financeiro da União Europeia: 46.035,00 euros
Descrição do Projecto
O plano de internacionalização compreende uma abordagem de entrada em diferentes mercados optando pela promoção da marca corporativa SOCIDIAS assente na capacidade e especialização em fabricar e instalar estruturas metálicas e fabricantes chave-na-mão de infraestruturas agropecuárias. Tendo em conta a experiência recente com as vendas para o mercado da Aruba a empresa apostará numa abordagem aos mercados em rede com parceiros locais. Os principais elementos a considerar são os seguintes: - Participação em feiras internacionais de agropecuária e subcontrating metalomecânico;- Promoção da marca corporativa SOCIDIAS no mercado onde tem parceiro de distribuição (Aruba);
- Prospeção para a captação de novos clientes e novos mercados com visitas diretas a esses mercados e visita a duas importantes feiras de metalomecânica;
- Missão inversa com potenciais clientes estrangeiros;
- Campanhas de marketing internacional;
- Dinamização da comunicação da empresa através de canais digitais;
- Contratação de 1 novo quadro qualificado para o desempenho de funções na área comercial / internacionalização.
O plano de internacionalização da SOCIDIAS incorpora 14 atividades de inovação e cobre 6 tipologias de operações que se espera virem a contribuir para uma progressão da empresa na cadeia a jusante através do posicionamento em novos mercados e alargamento da rede parceiros internacionais.
Objectivos
A estratégia da SOCIDIAS passa pelo aumento das competências e capacidades organizacionais para progredir na sua cadeia de valor e dar uma melhor resposta às solicitações de mercado. Para o efeito, a SOCIDIAS tem que introduzir novas funcionalidades e assegurar uma grande capacidade / flexibilidade para desenvolvimento de novos Produtos/Serviços, pelo que a Inovação de Produtos/Serviços e seus processos de suporte, é um pilar fundamental de competitividade da empresa.Com a perspetiva do projeto global que inclui para além do investimento produtivo, investimento em ações de internacionalização apresentadas na presente candidatura a SOCIDIAS introduz drivers de inovação nos seus processos organizacionais e de fabrico, nomeadamente, pelo investimento na ampliação das instalações e a aquisição de novos equipamentos produtivos cujo layout nas novas instalações vêm conferir uma melhoria significativa do processo de produção, com impacto relevante na redução de custos de produção e melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados, criando efetivas condições para melhor marketizar a sua oferta no mercado global.
Atividades:
- Participação em feiras internacionais de agropecuária e subcontracting metalomecânico, nomeadamente, nas edições de 2016 da Fiera Internazionalle del Bovinno da Latte, (Cremona/Itália, Outubro 2016), da Midest (Paris/ França, Novembro 2016)
- Prospeção para a captação de novos clientes com a visita a duas feiras internacionais de metalomecânica, METEC Dusseldorf / Alemanha Junho 2016 e Metal Expo - Paris / França Novembro 2016, para estabelecimento de contactos com potenciais clientes e/ou proscritores da oferta SOCIDIAS em mercados-alvo como França e Espanha;
- Dinamização da presença da empresa na economia digital, através indexação do novo site SOCIDIAS em diretórios e motores de busca e produção de conteúdos vídeo para distribuição via canais digitais no contexto de um plano de marketing digital
- Promoção da marca SOCIDIAS no mercado onde tem atividade e parceria estabelecida (Aruba / Antilhas Holandesas), nomeadamente, pela realização de demonstrações e workshops em parceria com o parceiro local, com vista à captação de mais obras neste mercado;
- Prospeção para a captação de novos clientes com a visitas aos mercados Espanha, França, Guiné Conacri e Moçambique, para estabelecimento de contactos com potenciais clientes e/ou potenciais proscritores da oferta SOCIDIAS nesses mercados;
- Prospeção para a captação de novos clientes por via da organização de missões inversas com o empresas, potencialmente prescritoras da oferta SOCIDIAS, com o objetivo de dar a conhecer a oferta da empresa in loco, o seu potencial produtivo e a qualidade dos serviços de suporte à atividade destes em projetos de engenharia para os seus clientes;
- Realização de campanhas de marketing internacional através da contratação serviços de consultoria especializados relacionados com meios de comunicação especializados para a criação de conteúdos e publicação de publireportagem;
- A Introdução de novos métodos nas práticas comerciais e nas relações externas através da contratação de 1 novo quadros qualificado para o desempenho de funções de contacto direto com potenciais clientes e parceiros, em mercados externos, bem como, fazer o follow up sistemático das várias atividades de promoção e prospeção previstas para os próximos 2 anos, que resultaram de um refletido exercício de diagnóstico e planeamento.
Atividades:
- Em 2018, atingir um Volume de Negócios de 5,9 milhões de euros;
- Exportar acima de 20% da produção;
- Aumentar a sua produtividade (quase duplicar VAB em 2018 face a 2014);